segunda-feira, novembro 13, 2006

original...pouco

enfim..n tenho nada extremamente interessante para fazer e o que há para ser feito não é nada apetecível..sento-me a escrever..mas nada sai, e tudo isto tem uma razão de ser, porque está toda a gente a perder espontaneidade? porque é que cada vez mais pensamos no que dizemos e fazemos para não fugir àquilo que é considerado normal por toda a gente? as pessoas condicionam-se mais que nunca umas às outras de forma negativa, há cada vez mais uma quase censura em relação a tudo o que é espontaneo, anormal e na minha opinião bonito.. as pessoas escondem determinadas partes de si que sabem que não vão ser aceites, evitam dizer determinadas coisas que não iriam passar despercebidas pelo ultraje que constituiriam..cada vez mais somos transformados em clones uns dos outros, querem moldar tudo e todos a estereótipos mal conseguidos, pessoas sem essencia, desinteressantes.. o mundo está cada vez mais aborrecido, tudo perde carisma e originalidade, os lugares, as expressões das caras com que nos cruzamos no dia a dia, as conversas que mantemos seja com quem for.. é tudo igual, sem espontaneidade, indiferente, moldado, aborrecido.. às vezes dá vontade de fazer com que tudo acorde para a vida, com que as pessoas se mexam, se atrevam a inovar e serem diferentes e únicas, ou seja a simplesmente exprimirem o que sentem sem restrições, a serem LIVRES! porque já que estamos presos por determinadas obrigações nossas e objectivos que queremos atingir (ainda não percebi porquê mas isso é outra história) porque não fazê-lo com um sorriso nos lábios, uma lágrima na face ou uma gargalhada histérica? Qual a razão de toda esta contenção robótica de emoção? Estaremos a ficar loucos?? Talvez sim, mas o que é importante é que enlouqueçamos de forma dita normal, que demos em doidos sim senhor, na boa, mas desde que seja discretamente e em silêncio..Que tenhamos pensamentos diferentes? hmm ok, muito bem, desde que fiquem na nossa cabeça.. acho que cada vez mais ninguém pensa nisto, talvez porque seja raro encontrar alguém que sinta, que sinta verdadeiramente, e que tente absorver tudo o que o rodeia sem restrições, sem preocupações em ser magoado por grande parte desses seres humanos que andam por aí e pura e simplesmente não sabem o que é viver sem medo de não ser aceite..todos têm medo da diferença, é uma coisa que está cada vez mais enraizada na nossa sociedade, as nossas mentes estão fechadas e secantes..qual é o problema de ter pancada? todos a temos, só há quem não a mostre..se isso não condicionasse tanto a nossa vida não haveria problema, mas estas paredes dentro das quais nos encerramos estão a ficar cada vez mais apertadas, é preciso confiar e ser feliz sem ter medo de mostrar as loucuras que nos passam pela mente.. é preciso sermos nós na nossa verdadeira essencia, genuínos, com toda a beleza que isso carrega.. beleza e liberdade..


"My definition of a free society is a society where it is safe to be unpopular."


pois, a minha também...

6 Comments:

Blogger Catarina said...

É obvio k vou comentar!!!
martita tu sabes o quanto concordo contigo e gostei imenso que este assunto tenha sido abordado no blog...
realmente esta sociedade irrita... o socialmente correcto irrita-me... por tudo o k disses-te! e tenho a certeza k se as pessoas fossem mais livres seriam mt mais felizes... por haver alguem no mundo k me percebe Eu tenho a liberdade de mostrar a esse alguem a minha essencia(se é k isso se consegue mostrar verdadeiramente)...e nesses momentos sou felz... upss acho k isto nao era pa dizer... (perante uma sociedade normalizada, sim porque no final das contas acabamos todos, total ou parcialmente, limitados pelas muralhas da sociedade em k vivemos)

ps: felizmente ha atrevidos k saltam o muro... mas como foram capazes de chegar la acima e ter uma visao diferente do mundo ca em baixo...sao apelidados de loucos!!! porque é mais facil catalogar do k tentar perceber... isto pk a maioria cataloga antes de perceber, e quem manda sao as massas...(para grande pena minha)

6:30 da tarde  
Blogger Tyr said...

É um instinto na raça humana... de um ponto de vista um bocado "tecnicista", de facto as pessoas n demonstram td aquilo q sentem, nem dizem td aquilo que pensam, de modo a serem aceites na sociedade. É uma questão evolutiva, quem controla melhor a imagem que passa para o exterior, tem uma vantagem em subir na sociedade. Óbviamente isto hoje em dia n tem tão grande importância, mas nos primordios da raça humana, isso era extremamente importante.

Agora falando de coisas importantes... É de facto uma pena que assim seja. É uma pena ver tanta gente a deixar de viver coisas por medo de ser mal visto ou com medo de se magoar, deixando passar ao seu lado, talvez, digo eu, as experiencias mais valorativas para as suas vidas. Tambem é certo que dá o seu certo gozo descubrir as pessoas a pouco e pouco mas o grande problema surge quando a barreira é demasiado alta para se transpor, tão alta que niguem q a consegue derrubar. É realmente uma pena.

9:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

então martinha... começaste a ler o admirável mundo novo foi???=)))
Não sei às vezes penso que esta coisa de toda a gente ser igual de se vestir igual, de agir igual é uma consequência do continuo desrespeito que muitas vezes sinto que o homem tem para consigo próprio..onde a diferença deixou de ser a melhor coisa da humanidade, para se tornar num dos maiores preconceitos Dela.. não sei se tenho a coerência necessária para falar nisto, visto que às vezes prefiro não arriscar para não me magoar, mesmo se tenho aprendido (umas certas pessoas têm me ensinado) que vale a pena um sorriso e duas lágrimas do que nem uma coisa nem outra... mas o que queres parace que é mais forte do que eu...=P lolol
mas chega de filosofar.. tá mto giro o post sim senhor!!!!!!

***** _BANZAI!!!!

6:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No fundo kreio k certas pessoas não sao totalmente livres pk n se konhecem na realidade... dai k so mostrem parte do seu ser, da sua personalidade... akela parte k mais se integra no grupo em k ela está...

Na minha opiniao as pessoas k keiram atingir certos estereótipos nka podem dizer k atingiram algo na vida, pois o k akontece kdo atingem o k kerem? aposto k apenas vao seguir outro "role model" fikando presos nesta meia vida.. Dai k pense k kada pessoa deva ter a sua propria essencia, seja apenas ela propria. kual e o mal de n termos o korpo perfeito? kual e o mal de n atingirmos os resultados k o outro atinge? devemos e ser nos mm, fikando kontentes kom as nossas proprias vitorias, e n aspirando a ser alguem k nos n somos...

Nos n temos de sentir o k os outros sentem... n temos de pensar o k os outros pensam... n temos fazer o k os outros fazem...
"Let us just be ourselves".

I kept my promise:)

9:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu penso que a piada do mundo ta nesta intrigante forma de viver e se relacionar que o ser humano tem!!!É giro que se jogue com sentimentos e opinioes pq desta forma torna-se bem mais giro para quem tenta entende-los!!!Se não fores sempre e obviamente tu mesma valorizas a pessoa q se esforça ao pretender te conhecer...pq no fundo tu és realmente tu...

Xega de tretas...pq o q escrevi até aqui tb tá uma treta...indo...

7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todo o ser é um louco que tenta ser normal como os outros, mas osoutros também são loucos que tentam ser normais como os outros. Então afinal o que é ser normal? Se todos os que o julgam ser estão a fingir? Vale a pena pensar nisto com trannquilidade. Este post inspirou-me para cálculo, se tiver 1 é pk o Viegas quer que eu seja igual aos outros, mas eu sou diferente, e ele é que está errado, logo eu tive na realidade 19! Pk o que interessa é o que eu penso.

7:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home