quarta-feira, março 21, 2007

circunferência

Estava numa aula e enquanto desenhava um referencial e uma circunferência ocorreu-me um pensamento perturbador e revoltante... pois... como é que uma simples circunferência pode perturbar alguém? Normalmente desenho o referencial e só depois a pobre da circunferência, que tem sempre o azar de ficar disforme... mas nesse dia, inverti a ordem dos acontecimentos e comecei mesmo pela dita circunferência... que desta vez saiu melhor... bem melhor... Foi nesse preciso momento que me reduzi à minha mão e ao seu movimento... percebi o quanto aquele maltido referencial me incomodava... e como duas simples linhas condicionavam o meu desempenho... fui rapidamente invadida por uma onda de tristeza e revolta... Aquelas duas linhas estão presentes na minha vida nas mais variadas formas... e condicionam-me e perturbam-me...
sinto-me condicionada porque não posso ser eu mesma... não posso mostrar-me... não posso expressar-me... e então a minha circunferência vai ficando cada vez mais disforme... cada vez mais abstracta, imperceptível,vazia...
gostava de puder conversar com alguém e não ser alvo da sua cruel classificação... gostava de puder ser eu mesma, autentica... e não ser apenas vista como louca, tola, etc... gostava de puder dizer na cara das pessoas que não gostei da atitude x, e que apreciei a y... isto porque vejo muita coisa à minha volta que me incomoda, e que, pela minha condição de "apenas mais uma" não posso nem consigo eliminar...
Poderá parecer que me estou a incluir no grupo dos perfeitos... errado! esse grupo não existe... não é ai que quero chegar...
então onde é que quero chegar? sei lá... a circunferência, ao longo do texto, já tomou variadas formas e neste momento aperta!... entre outras coisas... gostava que as pessoas se tratassem mais como... isso mesmo... pessoas! e que não se limitassem a classifica-las e a usá-las como objectos...
perante tanta coisa... apetece-me ficar calada... sozinha no meu canto... sem abrir a boca... porque se a abrir sei à partida que, ou não sou ouvida, ou sou mal avaliada...
talvez continue a sorrir!

ps: há alguns pontos que gostaria de abordar e que podem eventualmente ser falados em próximos posts...ou então não...
talvez haja alguma incoerência no que foi aqui escrito... e nesse caso... peço desculpa! :/

ps: a circunferência pode ser uma imagem muito egocêntrica... talvez... talvez eu esteja completamente errada, e... nesse caso corrijam-me. se não der muito trabalho!

4 Comments:

Blogger marta said...

enfim deveria estar a estudar m fiquei demasiado perturbada pelo que escreveste para me dedicar a tal coisa..já escrevi sobre isso penso eu, até porque a minha limitação mental não me permite escrever sobre grande variedade de assuntos, mas enfim, já estou a sair do busílis.. a autenticidade é tudo o que tens como ser humano, é uma daquelas coisas preciosas das quais ninguém deveria abdicar..por mais que tu penses que alguém te julga pelo que dizes, porquê deixar de dizer? porque é que alguém tem de te julgar pela tua forma de te expressares? Isto nem tem muito a ver com o teu post, porque acho que já sabes isto tudo..o que tu não sabes é que, pelo menos na parte do teu mundo que eu conheço, ninguém te julga louca ou tola como tu dizes..NINGUÉM! Não digo que toda a gente gosta de ti porque isso é impossível quem quer que seja a pessoa da qual falemos..mas cada pessoa tem a sua forma única de ser e estar e, com as pessoas que tu tens a sorte de conhecer (não me estou a incluir atenção=P) tens o privilégio de não ser julgada por seres tu mesma..espero que tires essas ideias da cabeça, que cena é essa de não poderes ser tu mesma? podes e deves sê-lo e dizer quando não gostas de algo..e se alguém não te aceitar assim (há imensas pessoas parvas no mundo) azar o deles, encontras outros que mereçam conviver contigo! e MAI NADA=P

5:41 da tarde  
Blogger Tyr said...

Isto está-se a tornar repetitivo... primeiro no post, depois no comment... Marta tens que deixar de me tirar as palavras da ponta dos dedos (ler-se-ia "da boca" em condições normais).

E novamente apela-se à siceridade e à genuinidade!

Jitos Catarinaina;)***

9:22 da tarde  
Blogger Teresa Rodrigues said...

lol!isto de falar de sinceridade... acho que n sou a pessoa mais indicada pa comentar este post..=)
porem n custa tentar...
ao ler o teu post so me vinha a cabeça aquilo que tantas vezes te dissemos, de agarrar a vida nas tuas mãos e teres consciÊncia que podes ser feliz- porém depende de ti... e desculpa mas n acho que os outros possam ser desculpa pa tudo...pq qd queres muito tu consegues e sabes q sim... se calhar tou a ser mto dura ou assim, mas cm acho q n es parva, n es troglodita nem nd disso... e acho que pessoas q pensam isso n devem ocuar espaço na tua mente, concendo-me o direito de ser sincera!=)
mas continuo a achar que depende de ti, como tu propria disseste es tu q fazes a circunferencia, da maneira que quiseres, c ou sem eixos, centrada no ponto q mais preferires, no sitio que mais gostares... no fundo tens tudo, acho que so precisas de querer e acerditar c um bocadinho de mais de força!!

ina ina!!!=)
** te

7:29 da tarde  
Blogger Vários said...

adorei este texto...

ta muito fixe a forma como começa e transporta para o fim..

gostei:)

um beijinho grande, robe

9:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home